Sobre o jornal

O jornal Caneta Crítica é uma publicação gratuita semestral, impressa e digital, criada pela Gazetinha da Guanabara em parceria com o Projeto Transforma (Unicamp) e com apoio do Corecon-RJ. 

Propõe-se a ser um meio de formação crítica sobre os principais debates econômicos atuais, fornecendo uma síntese sobre o seu contexto histórico, o seu funcionamento macroeconômico e os conflitos políticos que o cercam.

Direcionado ao público universitário, o jornal responde à ideia de que o discurso econômico precisa ser apropriado pelas pessoas para que haja a participação popular consciente e propositiva, essência da democracia. Neste sentido, utiliza uma linguagem didática, contextualizada e crítica, apostando no amplo uso de narrativas visuais: imagens esquemáticas que traduzem conceitos complexos, dando apoio à leitura do texto. Este trabalho gráfico é a especialidade da Gazetinha da Guanabara. 

Hoje, no Brasil e no mundo, a disputa de narrativas sobre o papel do Estado na economia é acirrada e tem consequências drásticas sobre a garantia dos nossos direitos. O predomínio de diagnósticos simplistas sobre a economia, baseados no individualismo microeconômico, levam às tendências privatizantes e à aparência de falta de alternativas que hoje sufocam nossa capacidade de mudança política. Neste cenário, materiais de divulgação científica como este jornal, acessíveis e com uma orientação política progressista e propositiva, tanto são raros como possuem extrema importância para pavimentar uma educação popular como condição necessária para a transformação econômica e a luta por um mundo mais justo. 

realização

parceria

apoio

Quer distribuir a versão impressa da Caneta Crítica?

Este jornal conta com uma significativa tiragem de exemplares impressos para distribuição por todo o Brasil, priorizando o público em formação universitária. Para isso, contamos com o apoio voluntário de pessoas interessadas em fazer parte da rede de distribuição que também abrange Centros Acadêmicos, Grupos de Pesquisa e Extensão, e a organização de eventos de economia. Nesta rede procuramos alcançar a diversidade das regiões do território nacional e dos diferentes contextos urbanos. Assim, pretendemos contribuir e fomentar o debate nas universidades e comunidades, além de estabelecer uma rede de diálogo com as leituras para termos retorno sobre a recepção do jornal. 

Dessa forma, buscamos pessoas que estejam interessadas em participar dessa rede de distribuição. Você pode se inscrever para receber um pacote de jornais de forma a realizar a distribuição localmente. Além disso, manteremos contato para continuar trocando ideias sobre materiais e publicações, e planejando as próximas edições. Essa é uma forma de aproximar a produção da Caneta Crítica do seu público, com a intenção de estabelecer um espaço de debate construtivo e participativo.

A distribuição das cópias físicas nos 4 meses de distribuição já alcançou 7.000 exemplares a partir do movimento estudantil de economia de mais de 37 universidades do país em 18 estados. Também apresentamos o jornal em 7 congressos de economia e para diversas instituições e grupos de pesquisa relacionados.

Acompanhe a distribuição pelo mapa abaixo:

Locais de distribuição

Quer publicar na Caneta Crítica?

Para a sustentabilidade e continuidade do projeto, buscamos parcerias de forma a garantir tanto fontes de financiamento como de produção de conteúdo que mantenham a integridade da nossa abordagem política.

Se a sua instituição se interessa em se tornar uma apoiadora do projeto, ou possui pesquisas e publicações alinhadas à nossa abordagem e se interessa em financiar sua publicação em linguagem popular para distribuição pelo Brasil, entre em contato. Veja nossa proposta comercial para saber mais.

Também fazemos parcerias apenas relacionadas ao conteúdo, especialmente quando relacionadas ao público-alvo de estudantes de graduação.

Prefere ler em pdf?

Baixe todas as edições em pdf aqui.

quer usar as imagens?

Você está livre para copiar e redistribuir as imagens em qualquer suporte ou formato, desde que cite a Gazetinha da Guanabara. Este material está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

A Caneta Crítica é construída por

Realização Gazetinha da Guanabara

Editor-chefe André Aranha
Coordenação Editorial e Colorização Caru Secco
Ilustrações Vidi Descaves e Cristal Marja
Assistente de projetos  Letícia Inácio

Textos André Aranha

Revisão Técnica Livi Gerbase
Projeto Gráfico e Diagramação Flora de Carvalho

Conselho Editorial Clara Saliba, Juliane Furno, Livi Gerbase, Pedro Rossi e Vinicius Carneiro

Assistência Executiva Kayque Soares
Desenvolvimento do Site Arthur Imbassahy

Parceria Transforma Economia (Unicamp)

Apoio Corecon-RJ

Impressão (1ª  edição) Grafinorte / 6.000 exemplares