No começo da pandemia estava colocado o debate: aderir à quarentena vai fazer a economia quebrar? No meio de discussões acaloradas sobre o assunto, os economistas de esquerda começaram a ganhar espaço para defender a importância e a função do gasto público.
Foi nesse momento que, em parceria com o GESP-UFRJ (Grupo de Economia do Setor Público), a Gazetinha da Guanabara produziu um vídeo que mostra, em forma de animação, três cenários passíveis de acontecer, dadas as opções que tínhamos para enfrentar a crise:
a) não fazer quarentena ou fazer apenas quarentena vertical;
b) fazer quarentena horizontal sem ampliar os gastos públicos de forma contundente e rápida;
c) fazer quarentena horizontal e ampliar os gastos públicos para garantir renda para famílias e empresas, e os recursos para a saúde.
Este vídeo, publicado no dia 4 de abril de 2020, teve uma repercussão enorme, atingindo um dos objetivos da Gazetinha da Guanabara, que é disponibilizar materiais didáticos para pessoas e movimentos sociais usarem.
Foram mais de 1,6 milhão de pessoas alcançadas, além de muitos canais também terem publicado o vídeo, com destaque para a Mídia Ninja, Jornalistas Livres, Arquivos Feministas e o canal televisivo de Angola e Moçambique ZAP Viva.