A proposta da série de vídeos animados O Debate Fiscal começou em fins de 2022, em meio a oficinas da Gazetinha sobre o Teto de Gastos no Brasil. Identificamos a necessidade de um material didático que resumisse os principais conceitos econômicos por trás da defesa do Estado contra o discurso de cortes de gastos. O formato de vídeo com animação foi um desafio para nós, acreditando no seu potencial de explicar de forma dinâmica os conceitos.
Vivemos uma situação em que o contexto nacional está dominado por um discurso contra o Estado e a favor da privatização. Enquanto isso, as ideias econômicas do campo progressista não têm bons meios para sua divulgação científica. Acreditamos que esse domínio de narrativa está na raiz da crise econômica, social e ambiental que vivemos no país.
Nossa Série de vídeos – O Debate Fiscal, produzida em parceria com o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), traz, em linguagem descomplicada e visual, os principais conceitos econômicos por trás da defesa do Estado contra o discurso de cortes de gastos.
Esse é um material feito com muito carinho para:
- quem deseja estudar esses temas,
- quem dá aulas/formações e procura material didático,
- apoiar movimentos sociais na proposição de suas lutas, ideias e discursos contra o neoliberalismo.
Usem e divulguem à vontade 🙂
Parte 1 | Terrorismo Fiscal
(2 minutos)
Na introdução da série, discutimos a falta que faz um verdadeiro debate fiscal. Na mídia, vivemos sob o chamado “terrorismo fiscal”, onde só usam expressões alarmistas para provocar medo, sem aprofundar no funcionamento real das contas públicas. Alarmadas, a população, e até politicos, começam a apoiar os cortes de gastos – sem perceber que é exatamente isso que destrói nosso caminho para o desenvolvimento.
Parte 2 | Gastos Públicos, Direitos e Desenvolvimento
(6 minutos)
O segundo vídeo apresenta a importância dos gastos do governo para garantir os direitos sociais, ao financiarem políticas públicas. São elas que dão um direcionamento estatal para a economia e a sociedade, rumo ao processo de desenvolvimento que queremos, o qual é definido como um processo de crescimento da renda envolvendo os pilares de justiça social, planejamento e justiça ambiental, com muita participação popular para a sua sustentação política. Debatemos que sem esse direcionamento, ou com um governo produzindo direcionamentos perversos, rumamos necessariamente para a crise.
Parte 3 | Gastos Públicos e Efeito Multiplicador
(9 minutos)
No terceiro vídeo, apresentamos uma outra função que todos os gastos públicos possuem, que é a de colocar dinheiro para circular na economia! Esse conceito econômico fundamental (e sempre esquecido pela mídia) é chamado de Efeito Multiplicador. Debatemos seus limites e sua relação com a distribuição de renda, e finalmente desmontamos a ideia de que é possível crescer o emprego e a renda no país sem aumento dos gastos públicos – algo super atual nesses tempos de tetos e redução do Estado!
Parte 4 | Impostos e Justiça Social
(12 minutos)
No quarto vídeo, entramos no sistema tributário. Os impostos são fundamentais para conquistarmos a justiça social no Brasil. Mostramos como a legislação tributária atual gera incentivos perversos, sabotando o meio ambiente, a organização da nossa produção, e até nossos direitos trabalhistas!
Debatemos também como os impostos acabam estimulando a desigualdade, ao se concentrarem sobre a população mais pobre, e com o 1% mais rico não pagando quase nada de impostos!
Créditos
Realização | Gazetinha da Guanabara
Concepção, roteiro, produção, direção, arte | André Aranha, Caru Secco, Vidi Descaves
Produção executiva e apoio na concepção | Livi Gerbase @gerbaselivi
—
Parceria | Inesc – Instituto de Estudos Socioeconômicos @inescoficial
—
Ilustração final | Cristal Marja @cristalmarja
Animação | Natalia Tanus @nata_motion
Voz | Juliana Thiré
Música de abertura | Guilherme Lirio @guilhermelirico
Analista de comunicação | Thaíssa Klotz
—
Usina Muda – Invenções e Realizações Sonoras
Edição de som Sound design e trilha sonora | Miguel Mermelstein
Mixagem | Hugo Rocha
—
Agradecimentos especiais pelo apoio científico de João M.H. Tavares (UFF) e do Grupo de Economia do Setor Público – GESP/UFRJ (em especial Caio Vilella, Camila Krepsky, Carlos Pinkusfeld, João M.H. Tavares, Julia Bustamante, Kaio Pimentel, Natassia Nascimento, Renata Lins, Vinicius Carneiro)
Agradecimentos enormes a Rede Gazeta – Grupo de construção coletiva de roteiro dessa série:
Ana Amorim
Arthur Imbassahy
Barbara Tavares
Camila Bevilaqua
Daniel Rocha
Debora Aranha
Deniz Goknel
Gabriela Silva
Giovanna Misquey
João M.H. Tavares
João Ricardo MiIlet
Johanna Weglinski
Lígia Ferreira
Sergio Fiuza
Thomas Ilg
Vinicius Carneiro